Depois de alcançar a impressionante marca de 2 milhões de downloads do primeiro single, "Violet Hill" - "uma faixa com pegada rock, que soa um pouco como o trabalho dos Beatles, entre os anos de 1967-68", segundo o autor da reportagem, Paul Sexton -, o Coldplay fará duas apresentações gratuitas antes de entrar em turnê pelos Estados Unidos a partir do dia 29 de junho. A primeira delas será no Brixton Academy, em Londres, no dia 16 de junho, e a outra no Madison Square Garden, em Nova York, no dia 23 do mesmo mês. Outro show no mesmo molde está previsto para Barcelona, na Espanha.
Em depoimento à revista, o presidente da Parlophone (selo da EMI na Europa), Miles Leonard contou que a iniciativa de ter oferecido o download gratuito do single é muito maior do que uma simples estratégia de marketing: "Muita gente pode ter uma visão desconfiada desta iniciativa e pensar que é uma ótima maneria de divulgação, mas a decisão de colocar a música e oferecer os shows gratuitos é a mais pura vontade da banda de devolver algo aos fãs".
O vocalista da banda, Chris Martin, reforça a idéia: "Claro que queremos vender muitos discos, mas queremos focar no que realmente importa quando dizemos 'toma, fiquei com esta música, vá a este show'. Tudo o que tivermos de fazer por conta dos contratos, vamos fazer, logicamente, mas sempre focando neste pensamento. Isto faz com que a gente se sinta bem em grupo".
"Mais do que nunca, temos que fazer com que as pessoas se interessem pela música", acrescenta o baterista, Will Champion. "Com tanto conteúdo disponível por aí, nossa única vontade é dar às pessoas tudo o que está ao nosso alcance".
E parece que eles seguiram à risca esta filosofia. A qualidade sonora deste novo trabalho rendeu inúmeras resenhas positivas por parte da crítica especializada. Ainda segundo a reportagem da Billboard, o novo disco - quarto da carreira da banda e primeiro feito em estúdio próprio, uma padaria em Londres, adaptada pelo quarteto para as gravações - "reflete uma banda segura de sua trajetória sonora e criativa". Chris Martin contou que era como se estivessem voltado ao início da banda, "mas uma espécie de começo em que podemos contar com os melhores produtores do mundo".
E o entusiasmo em torno do novo trabalho do Coldplay é generalizado, segundo a revista. A vice-presidente de música e talento da MTV americana, Amy Doyle, lembra que "as músicas que ouvimos [pela primeira vez] eram todas candidatas a serem a primeira faixa de trabalho, inicialmente. Agora conseguimos entender porque foi tão difícil escolher".
Martin lembrou o quão crucial foi o papel do produtor Brian Eno - que, ao lado de Markus Dravs, assina a produção de "Viva La Vida": "Independentemente das músicas serem boas ou não, dá para sentir que a banda está faminta, em termos de querer tocar mesmo. Eno falava para nós: 'vocês podem fazer o que quiserem, rapazes, mas só precisam ter vida pulsando na música'. Então pode ser que muitas músicas que talvez fossem nossa obra-prima acabamos tendo que deixar de fora - geniais, mas que não pareciam estar vivas".
Chris Martin disse ainda à Billboard que, apesar de todas as estratégias promocionais via Internet, toda banda ainda sonha em ter um contrato para a gravação de um disco. Além de ter confessado se sentir muito à vontade em trabalhar na EMI, o cantor disse que não pretende ficar sem um contrato tão cedo: "No meu leito de morte, vai vir alguém para me cobrar: 'ei, você ainda me deve três discos'".
(Reprodução da revista Billboard. Com edições no texto)



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